quarta-feira, 15 de maio de 2019

Resenha Livros e Afins


Resenha de Contumélia do blog livroseafins:

'Contumélia foi um livro que me pegou de surpresa, não estava com grandes expectativas, porém como vi resenhas positivas, decidi ler e acabei sendo envolvida nessa história. 

Inês Martins é uma mocinha de 16 anos, ela mora com a sua madrinha, que anda importunando-a para se casar com o insuportável Sr. Macedo; o pouco que ele aparece no livro já nos deixa com raiva desse personagem presunçoso e arrogante. 

Nesse mesmo tempo, Henrique Azevedo, amigo da família começa a transparecer um interesse repentino por ela, que apesar de não sentir nada de especial por ele, acha que é uma esperança mais feliz do que ir para o convento. 

Sua madrinha, para evitar a aproximação de Inês com o Sr. Azevedo a envia para uma viagem para Petrópolis para visitar seu tio e prima (que irá noivar em algumas semanas), junto com sua mucama Teresa - uma personagem muito importante, por ser também melhor amiga da nossa mocinha - onde elas irão ter muitas aventuras como nunca antes. Amei a amizade de Teresa e Inês, podemos sentir a força desse companheirismo. 

O que não citei antes é que está sendo investigado o assassinato do barão de Araribá, que foi morto em uma casa de má reputação; e mais importante ainda: o principal suspeito por este crime é o nosso mocinho - André! 

Quando nossos mocinhos se encontram no trajeto de Inês a Petrópolis, tudo muda! Inês e Teresa vão acabar se envolvendo em muitos perigos junto com André (e põe perigo nisso!). Elas correm até risco de vida por esse envolvimento, mas mostra a Inês coisas que ela nunca havia imaginado viver. 

O romance é fofo, e é agoniante ao mesmo tempo por ser um amor proibido e os dois sabem disso, mas o sentimento é mais forte e inevitável. E a gente só torce para no final eles conseguirem de alguma forma ficar juntos.  

"- O que foi? Não há encanto maior do que o do amor proibido. A troca secreta de bilhetes, as poesias colocadas embaixo da porta, as rosas deixadas diante do portão. É maravilhoso, não é? A emoção, o coração disparado, a loucura de acreditar que nada ficaria entre nós e a certeza cega de que eu não poderia sobreviver se não ficasse com ele."
   
A narrativa é intercalada entre Inês, Teresa e André, e foi um ponto muito positivo já que podemos saber mais o que cada um está sentindo e o ponto de vista deles! 

Algo que gostei bastante também foi por ser um cenário nacional, em alguns momentos pudemos curtir a descrição de pontos importantes da nossa história pela autora e acho que isso enriqueceu o livro!  

No início senti um pouco de dificuldade para entender os personagens coadjuvantes, por serem muitos sobrenomes e envolvimento no assassinato, porém talvez tenha sido uma percepção minha mas não falta de explicação da autora. O final é surpreendente apesar de rápido mas senti que finalizou de uma forma aconchegante e tranquilizadora para nós leitores! 

Indico para quem quer uma leitura rápida, já que é um livro curtinho, e que goste de romances de época nacional; além disso é ótimo para quem quer começar a ler este gênero, pois é leve e ao mesmo tempo muito interessante e repleto de aventuras, romance e ainda de bônus história nacional.' @livrose.afins
 

Um comentário: