quarta-feira, 30 de maio de 2012

De quem é a culpa?

Quem nunca achou o seu dia-a-dia um pouco sem graça e desejou uma vida digna de cinema que atire a primeira pedra. (Ver Obras de ficção, são má influência?) Porém, mais do que almejar uma vida repleta de aventura e romance como nos filmes e livros, talvez o que desejamos mesmo seja um roteiro que defina como agir para alcançar nossos objetivos.


O artigo Assuma suas culpas para ganhar liberdade e viver melhor trata a situação de transferência de responsabilidade, onde de acordo com a filósofa americana Marietta McCarty, nos sentimos aliviados ao transferir responsabilidades para os outros, assumindo que se a culpa é do outro, então não temos nada a fazer a respeito. Porém, ela destaca, dessa forma acabamos nos isentando não apenas da culpa, mas da capacidade de lidar com ela.

"Se eu tenho um livro que me faz as vezes de entendimento e se tenho um médico que decide por mim sobre meu regime, não preciso me preocupar", escreveu o filósofo Immanuel Kant, que defendia que o “Esclarecimento é à saída do homem de sua menoridade, da qual ele mesmo é o responsável”. Segundo Kant o homem está em estado de infância quando não é capaz ou não quer dirigir a si mesmo.

Para Kant, a preguiça e a covardia, são as grandes culpadas pelo comodismo de atribuir a culpa aos outros quando as coisas não vão bem. De acordo como o filósofo. é cômodo cumprir o que o outro manda, pois se não der certo, a responsabilidade é de quem mandou fazer assim. Portanto, é cômodo ser dependente e bem mais difícil ser independente e responsável.


Assim, para termos uma vida mais plena, é preciso sair desse estado de infância e assumir responsabilidades. E para isto, de acordo com Kant, é necessário “Ter coragem de fazer uso do próprio entendimento”.


Links:
Depósito do Calvin
Frases de Homer Simpson
Universidade Aberta do Piauí - Filosofia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário