quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Como se manter motivado em grandes projetos

Se você está estudando para uma qualificação, enfrentando um gigantesco projeto no trabalho, fazendo um super regime ou escrevendo um livro, uma coisa é certa, você só terá sucesso caso se mantenha motivado.


Entretanto, quando trabalhamos em algo grande (ou com resultados a longo prazo), muitas vezes começamos com grandes intenções, mas ao longo do caminho sentimos a motivação diminuir gradualmente.

Então, aqui estão algumas dicas para se manter motivado :

Etapa # 1: Quebre seu projeto em pequenos pedaços

Se você sente que está se debatendo e/ou se afastando em direção ao seu objetivo, então há uma boa chance de que você não tenha divido seu projeto corretamente.

O que fazer: Mesmo se você não tem certeza de todos os passos para chegar ao seu objetivo, escreva os próximos cinco mais importantes. Você pode ainda adicionar um prazo final - que seja desafiador, porém realista.

Etapa # 2: Reserve um tempo para aprender

Seja qual for seu objetivo, você chegará lá mais rápido se você gastar algum tempo aprendendo coisas que podem ajudá-lo. E quanto mais você aprende, você fica mais confiante (e, portanto, mais motivado).

• Se você está escrevendo um livro, tenha um bom guia "como se faz" para ajudar você
• Se você está fazendo uma qualificação, aprenda sobre boas técnicas de estudo
• Se você está se preparando para uma grande apresentação, faça algumas aulas de oratória

E não caia na armadilha de aprender sem fazer. Toda vez que você aprender algo novo, procure formas de aplicá-lo no seu projeto.

O que fazer: Encontre um bom livro ou site que possa ajudá-lo. E enquanto pesquisa, anote todas as suas ideias, dúvidas ou novas tarefas que se relacionam com o seu projeto.

Etapa # 3: Mantenha o Resultado Final (The Big Picture) em mente ...

Seja qual for o seu projeto, você provavelmente é motivado pelo resultado final que deseja alcançar. Então, não perca de vista este resultado. Pode ser difícil se manter motivado quando as tarefas em sua lista parecerem relativamente banais -  como a edição de um capítulo, ou a memorização de alguns tópicos antes de um exame. Então, crie lembretes de sua meta final para mantê-lo caminhando.

O que fazer: Encontre uma imagem que representa o seu objetivo. Mantenha-o em algum lugar visível - você pode defini-la como papel de parede em seu computador, ou colocá-la em sua carteira.

Etapa # 4: Mantenha o foco na pequena parte em que você está trabalhando

Quando você se sentar para trabalhar em seu projeto, você precisa mentalmente focar apenas na atividade que está executando no momento. Se você continuar pensando sobre a coisa toda acabada, pode ser difícil se concentrar no que você precisa fazer e você pode acabar sobrecarregado.

Para cada "pedaço" do seu objetivo, anote as etapas de ação específicas, como "ler o artigo de X" ou "escrever a seção Y". Concentre-se em uma delas de cada vez, e não se deixe distrair. Deste modo, você irá perceber claramente seu progresso, isso o deixará motivado.

O que fazer: Anote de três a cinco tarefas que o ajudarão a cumprir a próxima meta do seu projeto.

Fonte: Pick the brain - How to stay motivated on big projects

Nenhum comentário:

Postar um comentário