![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0ZrVR__3if6LUlXmMiur4yebZFbkM-a5Z9u9QM7RzTiQpea2pggIBMCnv_6YfpujrBTvaaVYUg0vC04UH_ru4C-OEkPJTOrmRrb4qW6ZZ2VCLw0DU_e9pQkdfvudslewFxLxrlVshtI_J/s320/meio-ambiente.jpg)
As versões do levantamento mostram, que enquanto na primeira edição, que ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, 47% dos entrevistados não sabiam identificar os problemas ambientais. Este ano, apenas 10% ignoravam a questão.
Na média nacional, 34% sabem o que é consumo sustentável atualmente. Nessa projeção, a população da Região Sul mostrou-se mais engajada ambientalmente. Mais da metade dos sulistas sabem o que é consumo sustentável.
Ao longo de duas décadas, os mais jovens e os mais velhos são os que menos conhecem a realidade ambiental, mas a consciência aumentou. Há 20 anos, quase 40% dos entrevistados entre 16 e 24 anos não opinaram sobre problemas ambientais, assim como mais de 60% dos brasileiros com 51 anos ou mais. Este ano, as proporções caíram para 6% entre os jovens e 16,5% entre os mais velhos.
Este ano, 48% dos entrevistados, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, afirmaram que fazem a separação dos resíduos nas residências. Na análise geral do país, os índices ainda são baixos, sendo que menos de 500 municípios têm coleta seletiva implantada. Enquanto a separação do lixo é um habito de quase 80% das pessoas que vivem na Região Sul atualmente e de mais da metade dos moradores de cidades do Sudeste. No Norte e Nordeste, mais de 60% não separam resíduos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1vWCQYJejukqBlEDv8XphmGc-8aPmGJ7u7lv4Xe8sO-Xo4_BN6xOnniW9f-hVHV71FKnhWZqO60OSTZeSsgw1dJW_sdcg99pOZ7soxBoxDfb7kuQpLVBmiiB3jPBaj8oaw0YkSGHqjyNQ/s320/meio-ambiente-2.jpg)
No decorrer dos últimos vinte anos, a população também mudou a forma como distribui as responsabilidades sobre meio ambiente. “Em 1992, o governo federal era o maior responsável. Isso vai diminuindo e a responsabilidade foi sendo atribuída às prefeituras. Continua a tendência a achar que é o governo [federal], mas cada vez mais o governo local é priorizado”, disse a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Brollo de Serpa Crespo.
Link:
Exame - Consciência ambiental no país quadruplicou diz pesquisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário