domingo, 19 de agosto de 2012

Faça você mesmo


Assombrada pela pergunta "Onde eu quero estar daqui há dez anos?", ponderei sobre ler ou não ler mais um livro sobre como ser bem sucedido. Tomando como ponto de partida duas frases famosas (que possuem todo o tipo de variantes) "Conheça a si mesmo" e "Trace seu próprio caminho", constatei (o óbvio): não vou encontrar em nenhum livro os passos exatos que devo seguir para obter sucesso e/ou atingir a minha realização pessoal. No entanto, isso não significa que livros sobre como estabelecer metas e alcançar objetivos não possam me ajudar de algum modo.

Se eu devo traçar meu próprio caminho, porém não tenho ideia de como fazer isto, onde devo buscar a ajuda de que eu preciso? Em seu livro 'Por que os homens preferem as Divas' Miss Piggy (Muppets) declara o seguinte sobre auto-ajuda: "Moi acredito piamente na autoajuda. Onde quer que eu esteja, eu me ajudo, em tudo o que eu possa"  e baseada nisto cheguei a seguinte conclusão: eu deveria escrever meu próprio livro de auto-ajuda, no melhor estilo "Faça você mesmo.". Nele eu reuniria ideias que já li ou ouvi falar, adaptadas para a minha realidade, e quem sabe anotaria outras que eu tivesse durante o processo.

O primeiro capítulo seria dedicado a descobrir mais sobre quem eu sou e o que eu quero. (Do que eu gosto afinal? O que eu quero? Um carro novo? Um cachorro?) Eu poderia escrever algumas listas ou criar um agrupamento de imagens (como um Quadro de sonhos), e aqui já descobrir o que funciona melhor comigo.

Os próximos capítulos poderiam tratar o meu relacionamento com metas e prazos. E pensando um pouco sobre o assunto, lido muito melhor com metas palpáveis e à curto prazo. Gosto de tarefas que eu sei que vou poder cumprir, e me desmotivo facilmente se não começo a ver algum resultado.

Além disto, numa seção posso analisar também como agrupar os meus objetivos. Por exemplo, eu sei que sou ansiosa e tenho uma tendência a querer fazer tudo de uma vez só. Porém eu também sei que por mais que eu consiga administrar várias coisas ao mesmo tempo, isto geralmente me causa stress e diminui o meu rendimento, então o melhor é balancear no máximo dois objetivos de cada vez, e dar um passo de cada vez.

Por fim, na conclusão, eu estabeleceria onde eu quero chegar, baseada nas minhas preferências, desejos e aptidões (incluindo as aptidões que pretendo adquirir futuramente, por que não?) e qual o melhor meio para que eu consiga cumprir o estabelecido, considerando todas as características minhas que eu levantei enquanto escrevia  os capítulos anteriores.

E você, concorda que a melhor pessoa para nos aconselhar somos nós mesmos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário