quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Paititi?



Paititi é uma lendária cidade perdida Inca, supostamente escondida a leste dos Andes, em alguma parte da selva tropical do sudeste do Peru (Madre de Diós), nordeste da Bolivia (Bení ou Pando) ou noroeste do Brasil (Acre, Rondônia ou Mato Grosso).

Segundo uma lenda inca, o deus Inkarri fundou, muito antes da chegada dos conquistadores, uma cidade igual a Cusco, localizada na selva, a dez dias a leste da capital inca. O nome quéchua Paikikin significaria “igual a”, segundo uma de suas diversas interpretações.

Depois da chegada dos conquistadores em 1533, alguns sacerdotes teriam levado a Paititi enormes riquezas, com o fim de salvá-las do saque dos espanhóis. De maneira que a cidade teria servido de último baluarte depois da tomada de Vilcabamba e da morte de Tupac Amaru em 1572; não só para esconder grandes riquezas, senão também para manter vivas tradições seculares e para preservar antigas tradições místicas e conhecimentos.

Existe outra versão de Paititi, a qual situa a cidade perdida muito mais a leste, descrevendo-a como um reino imenso localizado nos arredores da atual fronteira entre Bolívia e Brasil, território que foi dominado durante séculos pela etnia dos Mojos. Segundo esta versão, a palavra Paititi significaria “todo branco e brilhante”, como o ouro.



Fonte: Yuri Leveratto - A interminável busca do Paititi

Links:
Fantastipedia
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário