quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Coronel Percy Fawcett


Em 1925, o coronel Percy Fawcett se dirigiu para a selva amazônica com fanfarra Internacional e cobertura de primeira página dos jornais com a intenção de fazer uma das descobertas mais importantes da história moderna. O objetivo do explorador britânico era encontrar a antiga cidade que os conquistadores haviam chamado de El Dorado e que foi apelidada por Fawcett simplesmente de "Z." Porém depois de semanas no mais profundo, desconhecido e perigoso coração da floresta, as missivas Fawcett pararam de vir e o último dos exploradores vitorianos nunca mais voltou.

"Z, a cidade perdida" (que eu li e recomendo!), primeiro livro do escritor David Grann (The New Yorker), traz uma vívida narrativa sobre a vida extraordinária de Fawcett e suas aventuras. Baseado parcialmente em diários particulares de Fawcett, alguns deles nunca antes vistos fora de sua família, o livro detalha ousadas viagens, onde uma morte horrível se escondia por trás de cada videira.

Durante as expedições anteriores para o "Inferno Verde", Fawcett provou ser um personagem robusto e sem medo. Onde os outros morreram ou desapareceram, de alguma maneira ele sobreviveu às adversidades como a fome, os insetos sanguinários, as doenças letais, as sucuris e as piranhas. Enquanto outros foram vítimas de tribos indígenas hostis, ele fez amizade com eles.

Grann revela Fawcett como um rígido protótipo de Indiana Jones. Na verdade, um dos romances sobre o Indiana Jones o envia em busca de Fawcett - e ele o encontra, mas só ficção, pois ninguém encontrou Fawcett e viveu para contar a história.

Mesmo Grann tenta. Além de incluir a ciência amazônica fascinante, Grann interrompe seu livro com capítulos detalhando sua própria pesquisa em busca de pista de Fawcett. Ele viaja mais de 10.000 quilômetros, de Nova York a Londres e para o Brasil, e Finalmente faz o seu caminho para os mesmos rios traiçoeiros, florestas escuras e aldeias tribais da Amazônia, onde Fawcett foi visto pela última vez.

Mas enquanto Grann é um fantástico pesquisador e escritor, ele é um péssimo um explorador. Ele mesmo confessa uma afinidade com ar condicionado. Portanto, há uma implicação em todo o livro que ele poderia se tornar a mais recente vítima do legado de Fawcett.

Mas para crédito de Grann, ele sobrevive e ainda encontra algumas pistas críveis que lançam uma nova luz sobre o que provavelmente aconteceu com Fawcett e sua cidade perdida.

Fonte: "Z, a cidade perdida" segue a trilha do explorador desaparecido

Link: The Great Web of Percy Harrison Fawcett



Nenhum comentário:

Postar um comentário