terça-feira, 23 de outubro de 2012

O que é um Tumi?



 O Tumi é uma faca cerimonial dos povos pré-colombianos (Moche, Chimu, Inca) que habitavam o território onde hoje se localiza o Peru.


A arte andina Moche faz referência a sacrifícios em várias de suas imagens, utilizando diferentes armas como: garrotes de madera, lanças pontiagudas e, é claro, as facas em forma de meia luna, conhecidas como Tumis.

Porém, os exemplares arqueológicos mais conhecidos dos Tumis são do norte da costa do Peru, especialmente da cultura Lambayeque/Sican (700-1300 d. C.). Estes Tumis mostram uma elaborada figura humana de olhos amendoados (figura tradicionalmente identificada com Naylamp, um deus dos mitos Lambayeque), às vezes com pedras semipreciosas incrustadas. O Tumis-Lambayeque são algumas das mais famosas peças de arte pré-colombiana.

Em 2006, numa escavação de tumbas de 900 anos da cultura Lambayeque/Sican, houve o primeiro registo arqueológico de Tumis-Lambayeque na sua localização natural, o que permite um estudo sobre o contexto em que estes instrumentos eram utilizados. Até essa data, todos os Tumis-Lambayeque haviam sido obtidos de tumbas saqueadas.

Muito populares entre os turistas as reproduções de Tumis-Lambayeque literalmente inundam os mercados de artesanato do Peru.

Links:

EL TUMI DE ORO O CUCHILLO DE ILLIMO

Faca «Tumi» usada em ritual pré-inca encontrada pela primeira vez no Perú

Artefactos Destacados: El sacrificio humano en los Andes de antaño




5 comentários:

  1. Adorei saber sobre o Tumi-Lambayeque, estava curiosa, porém, toda vez que procurava por algo em portugues, só a chava em Espanhol. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Peru mágico, com suas mitologias envolventes e inesquecíveis! Quem for ao Peru, não pode se limitar somente à Machu Picchu, Peru é bem além do Sul. Trujillo com Chan Chan e Huaca del Sol y de La Luna somado com suas belas praias!!

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe dizer o que diz a lenda sobre ter um desses em casa? É bom ou não?

    ResponderExcluir