quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween



Por que as fantasias?

Há uma série de possíveis explicações sobre por que as pessoas usam fantasias no Halloween:

- A prática poderia remontar à antiga prática medieval de "disfarce", que simplesmente envolvia vestir fantasias, cantar, atuar e fazer travessuras.

- Um costume britânico surgiu a partir de 1600, em que jovens vestiam máscaras para implorar por moedas de um centavo na Noite de Guy Fawkes (aquele do filme V de Vingança) no início de novembro.

- A teoria mais comum e aceita nos tempos modernos é que o uso de fantasias deveria espantar ou enganar os maus espíritos que estariam soltos durante esta noite.

Curiosamente, no entanto, por meados de 1800, quando os imigrantes irlandeses trouxeram a sua versão de Halloween para a América do Norte, os costumes do "disfarce" foram completamente esquecidos em grande parte do Reino Unido. Além disto, os americanos, em sua maior parte, não tinham idéia de quem foi Guy Fawkes, e muito menos por que alguém deveria implorar por moedas de um centavo para ele.

"Trick or treat"

Assim, apesar do Halloween ser permanentemente referenciado como um feriado americano, na virada do século 20, não havia nenhuma menção em fontes publicadas de "trick or treat" ou qualquer coisa parecida com isso antes de 1930.

Há registros no entanto da prática de vandalismo na noite de Halloween nos anos 1800 e portanto, uma teoria atual sustenta que o "trick or treat" foi um artifício do início do século 20 que ofereceria uma alternativa para as travessuras juvenis (essencialmente subornando os jovens com guloseimas).

Seguindo a tradição anglo-irlandês, festas de Halloween com jogos de leitura de sorte e outros enfeites sobrenaturais eram prática comum na virada do século, e estes se transformaram em festas à fantasia com crianças se vestindo de bruxas, fantasmas e duendes que temos hoje. Talvez a explicação mais simples para a invenção do ritual "trick or treat" é que alguém teve a inspiração de levar a festa à fantasia de porta em porta.

Quaisquer que sejam os detalhes precisos de sua origem, na década de 1940 o "trick or treat" tornou-se um acessório de Halloween nos Estados Unidos, e permanece assim até hoje.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário