sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Lendas e Descobertas


Desde os primórdios da colonização da América do Sul relatos indígenas mencionam lendas sobre cidades perdidas cujas riquezas seriam inimagináveis, incitando a imaginação e instigando aventureiros e exploradores a inúmeras buscas.

Algumas destas lendas tornaram-se muito famosas e por vezes são confundidas e mesmo fundidas entre si. Podemos citar dentre elas, o Eldorado e suas construções de ouro maciço e seu imperador coberto de pó de ouro, Paititi localizada a leste dos Andes e suposto refúgio inca, Muribeca e suas minas de ouro e prata que o bandeirante Francisco Raposo buscava, Vilcabamba, a grande capital perdida fundada por Manco Inca e até mesmo “Z” a civilização perdida na Serra do Roncador que o explorador Percy Fawcett e sua expedição procuravam quando desapareceram.

Porém, ainda mais importante que a investigação sobre a origem e a veracidade dos relatos sobre cada uma destas lendas, e a montagem do intrincado quebra-cabeça histórico e arqueológico que as cerca, são as descobertas que foram impulsionadas por elas.

Machu Pichu, por exemplo, considerada o maior achado arqueológico do século XX, foi descoberta e apresentada ao resto do mundo em 1911, pelo americano Hiram Birgham que pretendia localizar Vilcabamba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário