Muita gente (inclusive eu mesma) tem o costume de planejar viver em um período futuro. Ou aguardando algo acontecer (quando eu terminar a faculdade, quando eu tiver mais dinheiro, quando eu perder peso...), ou engessando seus passos num planejamento "padrão" de acordo com o que é esperado de você (Ver E agora, para onde?)
Mas não podemos esperar indefinidamente as condições perfeitas para algo acontecer, nem nos contentar em "realizar" o mesmo que todo mundo ao nosso redor. Devemos encontrar algo que nos entusiasme de verdade e agir, sem medo de um possível fracasso.
Assim como a palavra vocação, do latim "vocare" que significa "chamar ou chamado", a palavra entusiasmo do grego "en theos" é traduzida literalmente como "Deus dentro de nós", e trata, na minha opinião, de algo que vem de dentro de nós e nos conecta com o resto mundo, dando um propósito para nossa vida. Ou seja, algo que estaríamos fazendo caso fosse nosso último dia na terra (Ver Johnny Cash). Não basta fazer por fazer, devemos encontrar algo que nos traga a sensação de realização.
Porém, qualquer atitude, requer anteriormente uma decisão e ao ponderar prós e contras e avaliar a situação, é necessária coragem para agir mesmo ciente de todos os riscos. No entanto, se o que nos impede de agir, é o medo de arriscar, precisamos lembrar que, às vezes, o maior risco é não se arriscar. Se não sabemos o quanto de tempo ainda temos, por que achamos seguro adiar nossos esforços em fazer de nossa vida algo memorável (Ver Fugit irreparabile tempus)?
O conselho aqui não é ignorar as possíveis consequências de nossos atos, mas sim assumir que a mera possibilidade de fracasso não é um bom motivo para ficar parado. Se as coisas não saírem conforme o planejado, devemos entender este fato como uma oportunidade para aprendermos com nossos erros, porém nunca como um sinal para desistir.
Links:
O gerente - Talento e Vocação
M de mulher - Descubra sua vocação profissional
"Uma jornada de mil milhas começa sempre com um simples passo."
Lao-Tsé
Nenhum comentário:
Postar um comentário