sexta-feira, 2 de novembro de 2012

De novo!

O artigo Ler livros pela segunda vez pode ser terapêutico da Revista Galileu trata de uma pesquisa liderada por Cristel Russel, professor da American University (EUA) para identificar as razões para quem lê o mesmo livro ou assiste ao mesmo filme mais de uma vez, o que foi chamado de “re-consumo” de material.

Segundo a pesquisa, este comportamento reflete um esforço consciente para encontrar camadas de significado mais profundas e refletir sobre o próprio amadurecimento. E assim, o re-consumo pode poderia até mesmo servir como uma espécie de terapia, pois permite uma análise de como sua interpretação do livro ou filme mudou com o decorrer do tempo. Para os cientistas, isso pode servir de contraste entre o eu atual e o eu do passado (isso me lembra De Volta para o Futuro, que aliás eu assisti umas 1000 vezes...).

O resultado da pesquisa, publicada na revista Journal of Consumer Research, pode ser usado pelo mercado de livros. Segundo Russel, os vendedores sempre tentam trazer experiências novas e frescas, mas as velhas experiências também podem ser repetidas de modo a abrir novas perspectivas.

E o melhor é que agora eu tenho uma ótima desculpa para rever todos os aqueles filmes que eu já sei até as falas decor (como Indiana Jones, por exemplo) e ler mais uma vezinha os livros que eu mais adoro (como Linha do Tempo do Michael Crichton).

Nenhum comentário:

Postar um comentário