segunda-feira, 28 de maio de 2012

Se você não sabe onde ir, qualquer lugar serve





Há algum tempo eu assisti uma palestra incrível na UDESC do Diego Bitencourt Contezini da empresa Informant, daquelas que você sai querendo mudar o mundo.

Já no início, ele quebrou o paradigma sobre "ser empreendedor", dizendo que todos somos (nada de usar a velha desculpa: "mas eu não sou empreendedor" ou "eu não sou criativo") e estabeleceu três itens principais que podem determinar o nosso sucesso:

- Visão Pessoal: investir em algo no qual realmente acreditamos. O velho é bom: trabalhar com o que gosta e não somente pelo dinheiro, independente de termos um emprego ou o nosso próprio negócio.

- Escreva: colocar no papel o que queremos torna o desejo real e aumento nosso compromisso e responsabilidade de realizá-lo.

- Comece hoje, agora: não adie, não deixe o seu sonho para depois. Cada passo executado, por menor que seja, proporciona a sensação de movimento e que você está mais perto do seu objetivo, e isto o motivará a prosseguir.

Só isto?

Definido seu objetivo (ser o novo Steve Jobs, ou ter sua própria confeitaria), você vai precisar estipular metas, ou seja definir os passos para chegar onde deseja.

E a sugestão do palestrante foi utilizar o método SMART. Este método de se criar metas, possui apenas 5 passos.

Specific (Específica): necessário definir com clareza, não pode ser algo genérico.


Mensurable (Mensurável): deve ser algo que pode ser medido, em termos de tempo, quantidade, percentual, litros, metros, quilogramas...


Attainable (Alcançável): tem que ser alcançável, não pode ser algo extremamente difícil, acima da capacidade ou das competências do indivíduo, caso contrário ela desmotiva e/ou gera um estresse excessivo. É importante definir objetivos compatíveis com nossa realidade. Se o que você quer não faz parte de sua realidade, crie metas para chegar até lá.

Relevant (Relevante):  deve estar ligada ao seu propósito de vida. Metas que o levem ao sentimento de realização.

Time-Based (Temporal): deve ser definida temporalmente na linha do tempo, toda meta deve ter um prazo para ser cumprida.



Links:

Geogente - Metas SMART: transformando sonhos em realidade

Instituto Vencer - Criando META S.M.A.R.T

Coachingsp - Ferramentas de Coaching

Meta Smart - Aprenda a definir suas metas

Slide Share - Criando uma meta

Empresas feitas para vencer (facebook) 

Espaco de ideias consultoria - Empresas feitas para vencer 

Jim Collins - autor de Empresas feitas para vencer


Nenhum comentário:

Postar um comentário