Conforme o artigo A Denúncia Social na Música Admirável Gado Novo de Zé Ramalho: Os Mecanismos Massivos de Alienação Zé Ramalho compôs “Admirável Gado Novo” numa clara referência ao romance de ficção científica de Aldous Huxley “Admirável Mundo Novo”, escrito em 1932, este romance descreve uma sociedade hipotética do futuro onde as pessoas são pré-condicionadas a viverem em harmonia com as leis e ordens sociais sem possibilidade de contestação e senso crítico. Ou seja, uma sociedade controlada, condicionada a viver em uma ordem estabelecida através do conformismo.
Assim sendo, não haveria um ser melhor para representar a submissão e o conformismo do que o gado, que se deixa ordenhar, direcionar e guiar pelos seus “donos”. Em termos sociais, temos não só no Brasil, mas em todo o mundo, uma massa que é manipulada pelas grandes mídias, enquanto é guiada a caminhos que desconhece totalmente, pois sob a justificativa de fugir dos problemas, acaba fugindo da realidade e adentrando num estado de alienação e descomprometimento social.
E a antiga tática romana do “Pão e Circo” é reinventada, através de programas assistencialistas que acarretam um enorme conformismo, além de muitas vezes serem usados como instrumento de promoção política, aliados a mídia televisiva e fonográfica que, a pretexto de entreter, acaba por maquiar, esconder ou até deturpar a realidade, usando como instrumento a massificação dos seus produtos, onde a qualidade quase sempre é sacrificada em nome do rendimento financeiro.
Enfim, segundo o artigo, esta música trata-se é uma obra rica, de densidade social muito forte e que serve como alerta para que o “povo feliz” e “marcado” deixe de ter uma “vida de gado”.
Links:
Comentários sobre o conceito de filosofia
Nenhum comentário:
Postar um comentário