quarta-feira, 30 de maio de 2012
Você é popular?
Nos dias atuais, em que muitas vezes a quantidade substitui a qualidade, a resposta mais rápida e fácil para a pergunta acima envolve a comparação de números de relacionamentos em alguma mídia social (amigos no facebook, seguidores no twiter e assim por diante). Porém e se tomarmos como referência o conceito de popular apresentado no livro Como ser popular de Meg Cabot: como pessoa de quem os outros gostam ou a quem apreciam?
O livro mencionado trata deste tema muito presente não apenas na adolescência, que é a preocupação em ser popular, mesmo que isto signifique aparentar ser alguém que você não é e manter uma boa opinião alheia sobre você, ocultando os seus pontos de vista e/ou personalidade.
Na trama de Meg Cabot, uma garota de 16 anos, Steph, excluída na escola (sofre com o famoso bullying) encontra um livro com dicas para torná-la popular e decide segui-las. Os conselhos que Steph passa a conhecer não são muito diferentes dos que podemos encontrar em qualquer dos muitos livros de auto-ajuda disponíveis nas livrarias (como o livro Como conquistar as pessoas de Allan e Barbara Pease ), porém independente disto, ao seguir estas dicas, a garota é obrigada a sair de sua zona de conforto e se expor, compartilhar suas idéias e confrontar todos aqueles que debochavam dela. Em suma, independente dos conselhos sobre popularidade, o que fez a diferença foi a atitude dela de encarar os problemas ao invés de se esconder deles.
Outra questão importante sobre a popularidade retratada no livro é acabar se afastando dos seus verdadeiros amigos (aqueles que o conhecem bem e gostam de você apesar dos seus defeitos) na sua busca por amizades superficiais, as vez baseadas exclusivamente em status e aparências. Afinal, quantidade não substitui qualidade e portanto mais importante que conseguir novos amigos, é manter os bons amigos que você já tem.
Mas, afinal, ser popular, é bom?
De acordo com o filósofo Michel de Montaigne a fama (ou popularidade) e a tranqüilidade nunca caminham juntas, já que a tranquilidade depende do desprendimento em relação a opinião dos outros e se buscamos fama, iremos justamente almejar o oposto: obter a opinião favorável dos outros.
Mesmo na narrativa de Cabot, há uma afirmação no início do livro de que todos querem ser populares, porque isto significa ser querido por todos, porém ao final são listadas algumas opiniões contrárias a popularidade, como a do famoso presidente Abraham Lincoln: “Evite a popularidade se quiser ter um pouco de paz.”
Em resumo, como acredito que seja mais importante ser você mesmo do que ser alguém popular, acho que a popularidade só poderá ser boa se ocorrer naturalmente, ou seja, se ela for uma efeito colateral e não um objetivo a ser alcançado.
Links:
Leitoras Anônimas - Como ser popular
Lendo - Como conquistar pessoas
Frases Séries - Você precisa de novos amigos, Cas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Talvz eu seja uma opinião suspeita... Mas a idéia de conservar os poucos, mas bons amigos sempreme pareceu um bom caminho.
ResponderExcluir