terça-feira, 19 de junho de 2012

Criatividade...


O maior inimigo da criatividade é o medo de falhar, aquela preocupação exagerada com a reação dos outros, principalmente caso você não alcançe o objetivo desejado. Este fator inibe as idéias incomuns ou traz hesitação na hora de pôr em prática algo pouco usual.



Felizmente, a necessidade é mãe da criatividade e esta além de inspirar soluções inovadoras, diminui os temores desnecessário ou relevantes, os quais não tem chance de se manifestar ou quando se manifestam, são desconsiderados naturalmente  pela falta de alternativas.

"Uma coruja estava com tanta sede que mal tinha forças para voar. Como por milagre, encontrou um jarro de água fresca. Do alto, o jarro parecia estar cheio. Porém ao se aproximar, a coruja percebeu que a água estava quase no fim. Como seu bico era curto demais, não conseguiria alcançar aquele nível e matar sua sede. A coruja ficou desesperada. Pensou até em tombar o jarro para que a água escorresse para fora, mas era tão pouca que ela ficou com medo de desperdiçá-la.

Então, teve uma idéia: reuniu o pouco de força que lhe restava e recolheu várias pedras que estavam por perto, colocando-as através da boca do jarro, uma a uma. Os bichos que assistiam à cena começaram a achar que a sede já tinha deixado a coruja maluca.

Contudo, quanto mais pedras colocava lá dentro, mais o nível da água subia, até chegar à boca do jarro. Aí, então, a coruja pôde, finalmente, matar sua sede."

Links:
Exame (Abril) - Criatividade
Humana Saúde - A necessidade é a mãe da criatividade
Intelliwise - Criatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário