quinta-feira, 21 de junho de 2012

O que aprendi no Caminho Zen


O artigo O que aprendi no Caminho Zen de Pierre Schürmann traz algums dicas para quem busca uma vida mais equilibrada:

Comece com o que tem - Pode ser que seu sonho de qualidade de vida seja um novo emprego, esposa, cidade ou carreira. Mas como resolver isso hoje? Mudando como pensa sobre sua situação atual. É mais fácil e rápido buscar um novo significado no seu contexto do que esperar até que todas as condições sejam ideais. 

Saiba que dá trabalho ter equilíbrio - Se acha que será moleza, lamento dizer que está enganado. É muito mais fácil ficar reclamando da situação atual do que tomar uma atitude. Tudo que vale a pena na vida requer um esforço. 

O caminho é o destino - Um dos maiores erros que cometi no começo desta viagem pessoal foi querer estabelecer metas para minha qualidade de vida. Defini claramente o quê, quando e como queria que tudo acontecesse. Quando caiu a ficha de que o mais importante do que chegar qualquer destino é aproveitar cada momento durante o caminho. 


Não dá para ter tudo - Toda decisão (decidir vem do Latim decidere "de-+caedere" = cortar fora), traz consigo uma perda. Ter consciência disso é fundamental para ter paz de espírito.  
Seja flexível - O equilíbrio está em prestar atenção em si mesmo e no seu ambiente para saber quando ser Yin ou Yang. Não se apegue a um só estado, achando que tudo tem que ser tranquilo o tempo todo. 

Esteja pronto para críticas - Prepare-se para ser criticado, pois as pessoas as vezes se sentem ofendidas quando decidimos tomar atitudes ou seguir caminhos que não estão de acordo com o consenso social. 

"A escolha por uma vida mais equilibrada está a seu alcance. Requer vontade,  um plano,  paciência e uma pitadinha de coragem. O resto, você encontrará no caminho. Porque a gente só leva desta vida a vida que a gente leva."

Nenhum comentário:

Postar um comentário