terça-feira, 19 de junho de 2012

Duas mentiras...


Muito de nós são assombrados por duas mentiras, que nos levam a crer que há algo de errado com nossas vidas: a obsessão de que podemos ser felizes o tempo todo e a obrigação de acertar sempre.

Na sociedade moderna, não exibir um sorriso permanente no rosto parece ser motivo de vergonha, o que é contrário à própria essência da felicidade. A alegria e a tristeza são sentimentos que se completam, um necessita do outro para existir, afinal só percebemos que somos felizes por comparação.

Contra esta perspectiva de alegria eterna, Nietzsche afirmava que a felicidade vem em lampejos e tentar fazer com que ela dure para sempre irá aniquilá-la.

Do mesmo modo, o filósofo afirma que é inútil querermos ser bons o tempo todo e fazer tudo certo – o que importa é estarmos dispostos a fazer um pouco melhor hoje do que fizemos ontem.

Não podemos nos preocupar demais com nossas falhas e perder mais tempo que o necessário pensando em erros cometidos. Devemos usar os fracassos como lições, para nos aprimorar, e seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário