terça-feira, 19 de junho de 2012

Liberdade...

E você, entende?

Há uma parábola bem conhecida sobre elefantes de circo que trata muito bem  esta ideia.

Conta-se que os elefantes de circo não escapam porque foram presos a uma estaca ainda muito pequenos. Ao ser amarrado à estaca, o elefantinho puxou, forçou e tentou se soltar, mas apesar de todo o esforço, não conseguiu. A estaca era muito pesada para ele. E por mais que ele tentasse, não podia se soltar. Até que um dia, cansado, ele aceitou o seu destino.

Então, depois de adulto um elefante não se solta porque não acredita que pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio, por exemplo. 

Isso muitas vezes acontece conosco: vivemos acreditando em várias coisas “que não podemos ter”, “que não podemos ser”, “que não vamos conseguir", simplesmente porque, em algum momento, algo não deu certo ou ouvimos muitos “nãos”, perdemos nossa a criatividade, e aceitamos o “sempre foi assim”.

E assim, apenas quando ocorre algo muito grave saímos da nossa zona de conforto. Porém, não há porque esperar que o "circo pegue fogo" (metaforicamente) para enfrentar as barreiras...



Nenhum comentário:

Postar um comentário