sexta-feira, 15 de junho de 2012

Eu cai...



Todo mundo já caiu alguma vez (literal ou metaforicamente). Ou talvez se sentiu a beira de um precipício, em um daqueles dias em que tudo dá errado e você sente como se o mundo estivesse conspirando contra você. Pode ser que alguns problemas sejam piores do que todos os outros que você já enfrentou antes e isto o leva a pensar que você não vai conseguir vencê-los.

De acordo com o filósofo Spinoza (em Ética) seria sensato olhar as coisas de um modo diferente, a partir de certa perspectiva da eternidade (Ver Infinito...). Ele julgava que muitas coisas importantes perdem seu sentido quando alguém as observa à distância. Portanto com essa perspectiva, talvez seja possível distinguir o que é realmente importante do que apenas aparenta o ser.

Porém, se independente da perspectiva seu problema continua um tanto quanto tenebroso, talvez a melhor estratégia seja esquecê-lo por um tempo. Em muitos casos, situações que pareciam sem esperança se resolvem muito mais facilmente do que você poderia imaginar.

Uma boa alternativa também é pedir e aceitar ajuda. Nem sempre estamos dispostos a admitir que não conseguimos enfrentar algo sozinhos, mas vale lembrar que, segundo Nietzsche, ninguém é tão louco que não possa encontrar outro louco que o entenda, então é bem provável que você conheça alguém que possa ao menos ouvir e compreender o que você está passando. E com um pouco de sorte, apenas por contar sobre o que está ocorrendo você venha a chegar a resposta que buscava.


"When I was younger, so much younger than today
I never needed anybody's help in anyway
But now these days are gone, I'm not so self assured
Now I find I've changed my mind and opened up the doors"

Quando eu era jovem, muito mais jovem do que hoje
Eu nunca precisei da ajuda de ninguém em nenhum sentido
E agora estes dias se foram, eu não sou uma pessoa assim tão segura
Agora eu descobri que mudei de ideia e abri as portas

Help! - The Beatles




Nenhum comentário:

Postar um comentário