sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vai dar tudo certo!


Todos dizem que vai ficar tudo bem, mas e se não ficar?

É uma verdade quase universal que se uma pessoa encontra um sentido para sua vida é capaz de superar a maior parte das adversidades. Trata-se de uma máxima dita pelo filósofo Nietzsche (Quando você tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa) e repetida por Tudo o que preciso saber na vida aprendi com Rurouni Kenshin! (Se você tem algo bom o suficiente para você viver por aquilo, então nada pode te matar.).

Então, a melhor maneira de enfrentar situações desfavoráveis é nunca perdemos de vista nossos objetivos fundamentais, o nosso norte. Ou em outras palavras, temos que saber aonde queremos chegar e usar isto como motivo para nos levantarmos da cama todas as manhãs.

De acordo com Nietzsche, quando o sofrimento surge em nossas vidas, devemos encará-lo de frente e com a cabeça erguida. O filósofo acreditava que deveríamos lidar com a dor de modo a tentar extrair dela um benefício em forma de conhecimento. Onde mesmo os momentos mais duros da vida seriam portas abertas na direção de algo que precisávamos conhecer.

No mesmo sentido, Buda afirmava que "a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.", afinal o sentido que damos a dor depende apenas de nós: podemos escolher se iremos ou não encará-la de forma trágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário