Eu acredito que um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença e desencadear uma sequência de acontecimentos levando a um resultado totalmente inesperado. Se pararmos para pensar, com certeza conseguimos rastrear ao menos um motivo inicial para uma determinada ocasião. Por exemplo, estou no meu emprego atual, porque meu pai viu um folder no jornal sobre um curso e achou que poderia ser interessante para o meu namorado da época (que já se tornou ex faz um bom tempo). O resultado foi que eu fiz o curso, entrei no meu emprego em que estou agora e isto determinou muito dos últimos anos da minha vida, como a minha viagem para Machu Pichu, e todas as pessoas e lugares que eu conheci em função dos locais onde estive à trabalho.
Nossas decisões, até as mais banais podem mudar o rumo de nossa existência, tanto para melhor como para pior, afinal nem só de felizes acidentes é feita a vida (Ver Serendipity) , às vezes coisas ruins também acontecem (e por podem até resultar em coisas boas) e aparentemente esta é a ordem natural das coisas.
Porém isto não significa que devemos ter medo de fazer uma escolha, afinal os possíveis resultados nem sempre são diretamente relacionados ao que escolhemos (casos como álcool e direção são diretamente ligados, então esta definitivamente é uma péssima escolha), afinal você pode decidir parar no posto de gasolina para abastecer o carro e isto pode evitar que você se envolva em um acidente, ou ter o efeito exatamente contrário, sem que você pudesse prever esta consequência para a sua decisão.
Uma teoria interessante sobre os resultados de nossas escolhas (até mesmo as menores), é a teoria dos universos paralelos onde se uma ação tem mais de um resultado possível, o universo se quebra quando aquela ação é tomada, sendo criado um novo universo para cada possível desfecho do evento (mesmo no caso de nenhuma ação ser tomada, haveria um universo onde ela não foi tomada e outros onde ela foi tomada, um para cada um dos possíveis diferentes resultados do tal evento).
No filme Homens de Preto 3, o personagem Griffin tem a capacidade de prever os infinitos resultados potenciais que dependem das ações tomadas em qualquer dado cenário, e ele proporciona uma das melhores visões sobre a incrível influência de pequenos detalhes em nossas vidas: "Quando a bola é lançada para David Johnson, que só se tornou um jogador de beisebol porque seu pai não conseguiu encontrar uma bola de futebol para lhe dar em seu oitavo aniversário. Ela atinge seu bastão dois micrômetros muito alta, levando-a a saltar para Cleon Jones, que teria nascido Clara, uma datilógrafa, se seus pais não tivessem um copo de vinho extra na noite anterior de ir para a cama. Um milagre é o que parece impossível, mas acontece de qualquer maneira."
Apesar do aparente exagero, as possibilidades são infinitas e o simples fato de estarmos aqui, considerando todas as chances de que poderíamos nem ao menos ter nascido, apenas ressalta que o que parece impossível, pode acontecer de qualquer maneira. E isto abre caminho para que eu tenha, mesmo que timidamente, uma pequena esperança de que milagres realmente podem acontecer.
Links:
How stuff works - Universos Paralelos
Inconsciente coletivo - Universos paralelos
Men in black.wiki - Griffin
Movies Quotes and more - Men in black 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário